A noite escura da alma - Parte 1

8 de novembro de 2010

Bom, vou postar algumas fases de "noite escura da alma" por João da Cruz, um cara fabuloso, que estudei na faculdade...hoje será a primeira fase. Mas lembrando que, são fases que não possuem uma "ordem" pra acontecer na vida dos cristãos...achei muito interessante.
1. Purificação da alma.
Em certo estágio da jornada espiritual, Deus levará a pessoa do estágio inicial para outro mais avançado. Nesse momento, ela começará a envolver-se com práticas religiosas e se aprofundará mais na vida espiritual.
A pessoa provavelmente experimentará o que se chama "noite escura da alma". A "noite escura" é o momento em que se chama todo prazer já experimentado na vida devocional. Isso acontece porque Deus quer purificar a pessoa e conduzi-la a lugares mais elevados.
Depois de se converter a Deus, a pessoa é nutrida e animada pelo Espírito. Como uma mãe amorosa, Deus cuida e conforta a alma infante, alimentando-a com leite espiritual. Existe grande prazer nesse estágio, como também oração insistente e perseverante. A pessoa se envolverá em todo tipo de atividade religiosa por causa da alegria experimentada.
Todavia, chegará o momento em que Deus obstruirá esse crescimento. Ele eliminará da alma o conforto anterior para lhe ensinar a virtude e impedir que desenvolva vícios. (vícios espirituais, práticas religiosas nem um pouco saudáveis perante Deus.)

Bom são 7 pecados que os cristãos cometem, hoje vou colocar o primeiro:
* - Orgulho Secreto:
Os iniciantes na vida espiritual quase sempre são muito dedicados em suas práticas. O maior risco é ficarem satisfeitos com as obras religiosas e consigo mesmos. É fácil desenvolver um orgulho secreto, o primeiro dos sete pecados capitais.
Os novos devotos tornam-se muito espirituais. Gostam de falar das "coisas espirituais" todo o tempo e alegram-se com o próprio desenvolvimento. Preferem ensinar a serem ensinados e condenam os que não são tão espirituais quanto eles. Passam a se comportar como o fariseu que se orgulhava de si mesmo e desprezava o publicano, que não atingira o mesmo nível de espiritualidade.
O Diabo muitas vezes lhes atiçará o fervor, de modo que se tornem mais orgulhosos. Satanás sabe que todas as obras e virtudes deles serão inúteis e, se não forem controladas, se tornarão vícios, pois os exercícios espirituais começarão a ser realizados para causar impressão. Eles querem que o povo perceba quanto são espirituais. Também temem admitir erros, pois isso destruiria sua imagem. Por isso, suavizam seus pecados quando fazem confissões para que não pareçam tão graves.
Eles suplicarão para que Deus elimine suas imperfeições. mas o farão apenas porque desejam encontrar paz interior, não por amor a Deus. Não percebem que, se Deus eliminasse a imperfeição deles, provavelmente teriam mais orgulho e mostrar-se-iam ainda mais presunçosos.
No entanto, os que nesse momento estão caminhando em direção a Deus enfrentarão esse orgulho com humildade. Aprenderão a pensar de si e de suas práticas religiosas com humildade. Darão atenção à majestade e à dignidade de Deus e perceberão que não podem fazer quase nada para ele. O Espírito de Deus permanecerá neles, incentivando-os a guardar os tesouros secetamente para si.

Por enquanto é isso gente...logo logo vou postar o 2º pecado. Aguardem...

0 comentários: