A noite escura da alma - (o 6º e o 7º pecado)

29 de novembro de 2010

*******- Esgotamento de práticas espirituais:
Os dois últimos pecados são os vícios da inveja e da preguiça espirituais. Os cristãos que se imaginam muito espirituais em geral não se alegram com o crescimento espiritual dos outros. O principal objetivo deles é serem elogiados. Não lhes agrada ver a atenção direcionada a outras pessoas e eles preferem  ser lembrados como os mais espirituais. Isso é contrário ao amor, que, no dizer de Paulo, se regozija na bondade.
A preguiça espiritual acontece quando não há mais prazer na vida espiritual. Eles ficam entediados com as práticas espirituais porque estas não lhes proporcionam nenhum conforto e, por esse motivo, acabam abandonando-as. Ficam aborrecidos porque são chamados a fazer algo que não atende às suas necessidades. Começam a perder o interesse por Deus, pois costumam medir a Deus pelo que são, em vez de medir a si mesmos pelo que Deus é. Mostram-se muito frágeis para carregar as cruzes entregues ao cristão para seu crescimento, cruzes que enfrentamos na noite escura da alma.
Deus age passivamente: Basta dizer que Deus percebe nossas imperfeiçõese, por nos amar, nos persuade a crescer. O amor dele não se contenta em nos abandonar às nossas fraquezas, por esse motivo ele nos conduz à noite escura e nos afasta de todos os prazeres, entregando-nos a momentos áridos e trevas interiores.
Ao fazer isso, Deus elimina todos esses vícios e desperta em nós as virtudes. Na noite escura, o orgulho torna-se humildade, a ganância simplicidade, a ira contentamento, a luxúria paz, a gula moderação, a inveja alegria, e a preguiça vigor. Ninguém se aprofundará na vida espiritual, a não ser que Deus aja passivamente na alma por meio da noite escura.
Bom, pra quem perdeu os outros pecados: ,,e pecado.  É isso gente!!!

1 comentários:

Fábio da Silva disse...

Graça e paz, irmã Joyce.
Que maravilha de série de textos, hein? Muito bom, mesmo. Que Deus continue te usando poderosamente. (Vamos dispensar o que nos separa e enfatizar o que nos une: Cristo!)
Fique na paz.