A noite escura da alma - Parte 3 (o terceiro pecado)

16 de novembro de 2010

Bom gente...esse é o terceiro pecado..pra quem não conferiu os outros dois pecados aqui está o primeiro e o segundo. e aí vaí o terceiro...
***- Três causas.
O terceiro pecado é a luxúria espiritual. É desse pecado que procedem os demais, por isso ele é o mais importante. Eis o que acontece: o cristão profundamente dedicado à oração passa por intensas tentações e percebe quão impotente é em evitá-las. Às vezes, isso ocorre até durante a santa ceia ou na hora da confissão. Isso acontece por uma de três possíveis causas.
A primeira causa é o prazer físico das coisas espirituais. O âmbito inferior de nossa natureza, a carne, às vezes é estimulada nos momentos de devoção; contudo ela não consegue dominar nem prolongar a experiência, por isso começa a incitar o que pertence a seu domínio, isto é, a impureza sexual.
A segunda causa é o Diabo. Para perturbar e inquietar a alma, ele tentará incitar impureza na alma, esperando que ela ceda a essas tentações. A alma começará a temer essas tentações e a relaxar nas orações. Se elas persistirem, a oração poderá ser completamente abandonada.
A terceira causa é o medo excessivo de pensamentos impuros. Alguns são tão sensíveis e frágeis que não conseguem suportar pensamentos como esses, por isso ficam muito temerosos. O próprio medo pode levar à ruína. Eles ficam inquietos diante da menor perturbação e, por isso são facilmente distraídos.
Quando a alma entra na noite escura, todas essas coisas ficam sob controle. A carne se aquieta, o Diabo se cala e o medo é afastado, tudo pelo fato de que Deus elimina todo o prazer sensorial, e a alma é purificada pela ausência desse prazer.

Bom gentee por enquanto é isso...em breve postarei o quarto pecado! bjoos.

0 comentários: