A noite escura da alma - (o 5º pecado)

23 de novembro de 2010

Bom gente, venho postado uma sequência de pecados, hoje vou postar o quinto pecado, quem perdeu os outros... aqui estão: ,,e pecado. 
***** - Fora dos limites da moderação.
O quinto pecado é a gula espiritual. Muitos se viciam na brandura da vida espiritual e fazem de tudo para obter cada vez mais desse benefício. Passam dos limites da moderação e quase destroem o corpo com exercícios espirituais.
É comum tentarem controlar os desejos da carne com marcantes atos de submissão, longos jejuns e penitências dolorosas, mas observe: são penitências unilaterais. Elas não vêm de Deus. Esses cristãos agem por vontade própria, por isso aumentam o vício, não a virtude.
Elas não andam em verdadeira obediência, antes fazem o que desejam na medida e na proporção que escolheram, e não é para Deus, mas para eles mesmos. Por isso, logo se cansarão do esforço. Assim, talvez seja melhor que abandonem de vez a devoção.
A questão é esta: quando eles não têm prazer em sua devoção, acham que não conseguiram realizar nada. Trata-se de um erro grave, que condena a Deus injustamente, porque os sentimentos que adquirimos de nossa vida devocional são os menores dos benefícios. A graça invisível e não sentida de Deus é muito maior e está além de nosssa compreensão.

Pode-se dizer que, em razão do esforço pessoal para obter consolo, esses cristãos acabam por perder a espiritualidade consiste em perseverança, paciência e humildade. O pecado da gula espiritual os fará ler mais livros e orar mais, mas Deus, em sua sabedoria, negará a eles qualquer consolo porque sabe que, ao alimentar esse desejo, provocará um apetite desnorteado e produzirá inúmeros males. O Senhor cura essas almas por meio da aridez da noite escura.

Em breve o sexto pecado. Bjoos.

1 comentários:

Josafá disse...

Esses textos são muito bons e interessantes!

"Elas não andam em verdadeira obediência, antes fazem o que desejam na medida e na proporção que escolheram, e não é para Deus, mas para eles mesmos."

Não passa de sacrifício de tolo...